Os intervenientes directos no CHOQUE TECNOLÓGICO: de cima para baixo, a KIKAS, que exprimiu de forma inequívova o seu direito à indignação, o TRIPÉ, que se apropriou da caixa do monitor, e o GARFIELD que optou pelo reconhecido direito à indiferença. 
Não querendo contribuir para o alegado atraso tecnológico pátrio, a Comunidade do Gatopardo resolveu-se pela modernização de diversos equipamentos informáticos supostamente adequados à diversidade de utilizadores da dita comunidade (1 adulto, 1ª adolescente, 4,9 gatos).
As reacções às novidades por parte dos Gatopardianos felinos foram distintas, no fundo de acordo com o perfil de cada um, variando da total indiferença, ao regozijo e mesmo a uma dramática atitude explosiva, por parte da Kikas.
Passo a pormenorizar: dos 4,9 gatos, a Kikas é a que revela maior espírito científico e curiosidade, com um gosto acentuado pela experimentação, para além de outras aptidões, como os desportos radicais e o voo livre. Depois de diversas experiências, a Kikas havia adoptado o (calor do) monitor como poiso de eleição, passando horas em cima do dito aparelho, com uma patinha descaída sobre o ecrã, a proporcionar uma grande corrente de inspiração ao Gatopardo. O novo monitor já não permite esta posição de aquecimento informático o que desgostou profundamente a Professora Doutora Kikas.
Por outro lado, perante a total indiferença do douto Garfield a estas situações, o jovem TRIPÉ encantou-se com as caixas de cartão que traziam as novidades tecnológicas, atitude de incentivar, pois o TRIPÉZINHO está a atingir a idade escolar. Aqui a sequência de acontecimentos assumiu rapidamente o seu clímax trágico, com a melhor caixa a ser disputada pela Kikas, sem conseguir demover o piratinha TRIPÉ a sair lá de dentro. A reacção da Kikas foi rápida e colérica. Uma série de corridas pela sala, saltos rápidos, olhar zangado, acabando por aterrar de emergência em cima do novo monitor que, cumprindo as leis de Newton, caiu ao chão…
Felizmente foi só um susto, pois a peça de nova tecnologia em causa parece ter sido já concebida dentro dos parâmetros de CHOQUE TECNOLÓGICO definidos superiormente pelo Primeiro-ministro de Portugal. Bem-haja, Sr. Eng. José Sócrates.
Relato e imagens do Gatopardo - 2006