quarta-feira, outubro 11, 2006

SOS MAX


Olá,
Este é o Max, um cãozito de porte pequeno/médio, tipo cão de água, que foi abandonado numa obra em Miramar.
Foi sendo protegido e alimentado por alguns trabalhadores, mas a obra terminou e ele ficou sozinho. Há dois dias tentou abrigar-se numa garagem de uma das casas da obra onde ele estava habituado a viver e foi escorraçado pelo proprietário a pontapé.
Uma senhora testemunhou o que aconteceu, teve pena dele e telefonou-me. Eu disse-lhe que não tinha nenhum local, mesmo que temporário, para o acolher e que a única solução seria colocá-lo num hotel canino. A senhora dispôs-se a pagar uma semana de hotel, durante a qual eu fiquei de lhe tentar encontrar um dono. O Max tem cerca de 2 anos e é uma meiguice. Adora festas e dá-se muito bem com outros animais. Está vacinado, desparasitado interna e externamente, e foi esterilizado por isso pode conviver com fêmeas sem risco de ninhadas indesejadas. Por favor, ajudem-me a divulgar mais este pequeno, tenho muito pouco tempo para lhe encontrar um novo lar. Obrigada!

Maria (Contactos: 93 840 61 31, mariapteixeira@gmail.com)

16 comentários:

cinderela-dos-pes-grandes disse...

Parte-se-me o coração com a sorte do Max!... Tem um ar mesmo simpático, o bicharoco!...
Gatopardo, talvez pudéssemo fazer uma vaquinha para pagar mais uns dias de hotel ao Max? Eu não posso ficar com ele, mas gostaria de ajudar!... E com mais tempo há mais probabilidades de lhe encontrar um lar!...

escorpiaotenhoso disse...

Cinderela,
Pagar hotel é adiar a questão de lhe arranjar um lar. E não o conheço nem à madrinha do bicho, que parece ser do Norte. E os cães não são grandes entusiástas de "hoteis". Calculo que o Max, se estava habituado a uma certa liberdade, deve sentir-se mal numcampo de refugiados para cães... O que ele precisa mesmo é de alguém que o ame e lhe ~^e atenção e mimos. E este é apenas um de milhares de animais na mesma situação. Imagina as dezenas de cães metidos nos canis municipais com uma semana de vida até serem executados pelo Municipio, por exemplo. São corredores da morte, e o único mal foi serem abandonados e apanhados...
Já assisti aos brutamontes da Câmara Municipal a apanharem cães na rua, de noite. Só posso dizer que é revoltante, não só a atitude como a forma como os gajos o fazem, com maldade e algum prazer...
Já tive vários cães encontrados na rua, o último dos quais morreu o ano passado depois de estar comigo mais de dez anos, teve um cancro muito difícil e morreu após dois anos de doença declarada. Agora tenho uns poucos de gatos - 4,9 para ser exacto, e não posso ter um cão.

Gatopardo

Alexa disse...

Estas situações dos "cães das obras" são sempre muitíssimo tristes! :(
Já divulguei o apelo e espero que o Max encontre um lar muito feliz!

escorpiaotenhoso disse...

Alexa,
Sei que é mais um de muitos, demasiados animais carenciados...Pode ser que tenha sorte...Obrigado pela ajuda, da parte do MAX...

Gatopardo

cinderela-dos-pes-grandes disse...

É o meu caso: tenho 4 gatos, não dá para mais bichos! A ideia era apenas conseguir um prazo maior par alhe encontrar um amigo!

Anónimo disse...

O Max vai ter sorte. Também recebi um eamil com este apelo e coloquei num forum. Houve uma amiga de uma forista que adorou o cão até porque tinha tido um muito parecido. Ao tentar contactar a Maria soube que há uma pessoa interessada que vai ver o cão na sexta.
Tivesse todos uma resposta tão rápida como este.
Aquela expressão cativa qualquer pessoa.

escorpiaotenhoso disse...

Cinderela,
Eu precebi. Parece que ele se vai safar, segundo o comentário abaixo...

Gatopardo

escorpiaotenhoso disse...

Gatos e Gatitos,

Boas notícias... esperemos que corra tudo bem. A este a a tantos outros nam mesma situação...

Gatopardo

zeni disse...

Nesta foto vê-se bem que é um Serra D'Aires!

escorpiaotenhoso disse...

Zeni,

Pedigree à parte, este menino também precisa de sorte...

Gatopardo

zeni disse...

Ter Pedigree ou não, para mim não é importante. Gosto de todos.

Salientava o facto de ser um Serra D'Aires, por ser uma raça portuguesa muito pouco conhecida (esteve quase em extinção) e por serem de facto cães com características impecáveis, ideais para serem o melhor amigo do homem.

Sabiam que estes cães eram, originalmente, pastores? São como os Boarders Colin, aqueles cães muito conhecidos pelo seu trabalho com rebanhos (Em Inglaterra e na Irlanda), em que conseguem reunir e guiá-los, obdecendo às vozes de comando do pastor. É uma associação perfeita, entre homem e cão. Trabalham juntos. E os cães adoram o que fazem!

o cão da Serra D'Aires é uma raça portuguesa, só existia por estes lados da Península Ibérica, e estiverem à beira da extinção, não fosse um punhado de criadores que investiram na sua criação. E só 1 ou dois os treinam para a pastorícia. Adoram crianças, tratam-mas como se fosse o seu rebanho, sempre a cuidar delas.

Desculpem a "lição", mas é que sou fã destes cães! Tenho dois! (não no apartamento!).

zeni disse...

Só mais uma dica:

Os Serra D'Aires adoram a vida ao ar livre, mas adaptam-se muito bem à vida urbana, num apartamento (são sossegados, silenciosos), desde que façam exercício físico, desde que sejam levados a passear ao ar livre.

escorpiaotenhoso disse...

Zeni,

Muito interessante o teu comentário. É impressionante a variedade e quantidade de cães de raças que se encontram por aí, perdidos, abandonados... Enquanto houver gente para quem o cão pode representar um determinado estatuto temporário, descartável...
Conheci em tempos uma das nossas estrelas da TV que tinha um determinado cão. O cão era o centro das atenções, cheio de mariquices, banhos na clinica veterinária, mais isto, mais aquilo, até ao dia em que a tipa engravidou. Adivinhem o final da história. Ainda hoje olho de lado para ela.E ainda por cima era um bicho que teria adorado as crianças...

zeni disse...

Pois, essa do "engravidou" é a razão mais frequente do abandono dos gatos!

Infelizmente, o desconhecimento no que toca à transmissão da toxoplasmose, associa aos gatos esta doença.

Os gatos não são sinónimo da doença. O vírus existe na natureza e podemos contraí-lo pela alimentação (por isso é que as grávidas não devem comer certos alimentos crus, como salada, certos frutos, carne mal passada, etc).

Os gatos podem ser portadores do virús, mas não o transmitem pela simples convivência com os humanos. O problema são as fezes. Basta ter o cuidado de não limpar o caixote onde eles fazem as necessidades, durante todo o tempo da gestação.

De qualquer maneira, em relação a um gato doméstico, de apartamento, que não anda na rua, que não come ratos, é muito improvável que tenha o virús.

Há décadas que a toxoplasmose é chamada a "doença dos gatos", erradamente. A ideia está de tal forma encutida, que muitos médicos transmitem esta ideia e aconselham as suas pacientes a livrarem-se do gato! É verdade, eu sei de casos assim. Felizmente há médicos que não agem assim, explicando todos os cuidados necessários a ter. Ninguém deixa de comer carne por causa da gravidez, pois não? Basta ter o cuidado de não a comer mal passada!

Outro exemplo: a veterinária dos meus gatos, quando teve a bébé dela, continuou a tratar e operar gatos, durante toda a gestação!

Eu sou imune à toxoplasmose! E sabem porquê? Muita convivência com gatos, desde pequenina!

ET: mais uma vez, desculpa a "lição", mas é que este é um assunto que me tira do sério! Livrar-se dos gatos (seja abandono ou entregá-lo a alguém) por causa da gravidez, é das coisas mais obtusas que eu já vi!

cinderela-dos-pes-grandes disse...

Ah, uma boa notícia sobre o Max vem mesmo a calhar!... , Zeni, obrigada pelas dicas sobre os Serra D'Aires!... Só vi dois em toda a minha vida, mas lembro-me que são maravilhosos!
Um cão assim só pode ser uma óptima companhia!... E essa da toxoplasmose e bem verdade: nem sempre as grávidas são bem aconselhadas. E basta mesmo não ser a grávida a limpar o WC deles.

Rodrigues disse...

Essa história da gravidez-e-gatos também me deixa louca! Que ignorância!

Eu acabei de saber que não sou imune. E depois? Não é por isso que vou abandonar dois membros da minha família!

Quanto ao lindo Max, já há uns dias que reenviei o apelo para todos os meus contactos. ;)