sábado, outubro 21, 2006

QUEM QUER DOIS LINDOS MENINOS?

Estes são o Calu (o branco e preto) e o Pretinho, dois gatinhos inseparáveis..O Calu foi deixado nos jardins da Gulbenkian durante o Verão (típico...).
É um gatinho muito meigo que já conheceu uma casinha e foi, depois, abandonado quando começou a interferir com os planos de férias da família. O Calu está castrado e é uma meiguice pegada: deita-se de barriguinha à mostra para fazermos festinhas, vem quando chamamos, mia-nos muito, faz ronrom... eu sei lá mais o quê! Penso que terá àvolta de um ano. Quanto ao Pretinho, lembro-me de o ver lá há mais tempo, mas não há muito mais... Disseram-me que foi ali deixado por um senhor que o teve num quarto que depois foi obrigado a "desfazer-se" dele porque a senhoria descobriu e não permitiu e ( Não está castrado - teria de o ser para uma futura adopção) e é um bocadinho arisco, mas muito simpático. Vê-se que tem medo mas que deseja muito aproximar-se. Não sei o que terá passado para reagir assim... mas com paciência e carinhos, vai lá num instante. Tem uma névoa num dos olhinhos. Talvez seja operável e o Pretinho recupere a vista a 100%. Se não recuperar, não será isso que lhe tira a beleza. Um gato todo preto é sempre uma maravilha. Este gatinho também me parece jovem, mas talvez um bocadinho mais velhito que o Calu. O que é ternurento de ver é que eles gostam mesmo muito um do outro. Estão sempre juntos. Têm ambos um ar bastante saudável e estão cheinhos. Eu e outra senhora costumamos levar-lhes comida ao fim da tarde. Eles já nos conhecem e vêm a correr até ao nosso encontro...
Estes dois gatinhos amorosos e tão bonitos não deviam estar na rua...E deviam ser adoptados juntos, já que são como irmãos. A avenida cheia de trânsito está mesmo ali ao lado. Quando passo por lá, é um alívio ver que ainda ali estão... Mas até quando? E vem aí o Inverno, o frio e a chuva... Os jardins da Gulbenkian podem parecer um lugar muito bonito e aprazível mas o que é certo é que os animais não têm onde se abrigar e estão à mercê de muitos perigos, inclusivamente de quem lhes queira fazer mal...
Quem estiver interessado nestes dois "maninhos" lindos, contacte a Rosa Caldeira:
rmailto:rcrc@netcabo.pt Data do apelo: Outubro de 2006

Texto e fotografias da Rosa Caldeira - Edição do Gatopardo - 2006

17 comentários:

Eurydice disse...

Este Calu é igualzinho à minha gata Gipsy, que já morreu há dois ou três anos. Concordo que deveriam ficar juntos estes dois bichinhos! Oxalá tenham sorte!...

Alexa disse...

Viva ET!
Estive a reparar nas fotos do Calu. Aqui há uns meses atrás, nessa zona da Gulbenkian/Corte Inglês houve um gato (muito parecido com este) que escapou da transportadora, quando os novos donos o levavam para casa.
Será que não é este?
O gato em questão foi dado para adopçãoatravés do GV - Grupo de Voluntários (penso que o contacto está no site do Felinus)... talvez fosse bom confirmarem se não é o mesmo).
Bjs

escorpiaotinhoso disse...

Cinderela,
Perdeste uma Ciganita? Felizmente , até agora, os meus gatos parecem eternos. A mais velha está comigo há 17 anos, e está de boa saude. Há muitos anos que não tenho que enterrar um gato.
Esperemos que este par tenha sorte, realmente...

Gatopardo

escorpiaotinhoso disse...

Olá Alexa,
Como é que um gato escapa de uma transportadora? Sou com grande azar ou descuido, não? Ou será que ia num cesto? Ainda me lembro de levar os meus primeiros gatos ao vet dentro das cestinhas do lanche das minhas irmâs (que usavam para levar o farnel para a escola)...

Gatopardo

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Obrigado, Zeni...

Gatopardo

Alexa disse...

ET, não faço a mínima das ideias como é que esse gato (Dolpho) terá "fugido" da transportadora (quanto a mim, talvez descuido dos donos), sobretudo, logo no dia em que é adoptado!
Quando vi este teu post, a cara deste Calu pareceu-me igualzinha à do Dolpho e resolvi perguntar se não seria o mesmo gato.
Felizmente que a Miko Azul já leu o meu comentário e no site do Felinus já estão a tentar dar seguimento ao caso.

Rodrigues disse...

Está difícil hoje deixar aqui comentários! Era só para te agradecer por teres aqui publicado o meu apelo e agradecer também à Alexa por estar tão atenta e ter tão boa memória! :)

Tudo indica que o gatinho seja o mesmo! Vamos ver o que acontece... Estou à espera de confirmação.

Se assim for, fica ainda o Pretinho, que é lindo também...

Rodrigues disse...

Era eu no comentário anterior...
(Nunca me inscrevi como Rosa no Google... não sei como diabos foi suceder isto...)O_o

escorpiaotinhoso disse...

Alexa,
Seria óptimo se ele reencontrasse os donos. Mas olha que se ele desapareceu na Gulbenkian, não teria sido dificil a quem o perdeu voltar a encontrá-lo, pelos vistos... Será uma história mal contada???

Gatopardo

escorpiaotinhoso disse...

Rodrigues,

Pelos vistos o Google está a ficar inteligente demais...

Gatopardo

Rodrigues disse...

O Dolpho e o Pretinho vão ser apanhados hoje e levados para o GV. O calu é mesmo o Dolpho! :) Vou lá à tarde ajudar. Os antigos donos são para esquecer. Agora é tratar de arranjar donos aos dois - de preferência o MESMO dono para os dois! ;)

Gatos y Garabatos disse...

Que suerte que estos gatos tengan la oportunidad de tener un hogar!. Ojala sea y que puedan seguir juntos... Contanos Rosa cuando sepas algo nuevo...

escorpiaotinhoso disse...

Olá Rosa,

Desejo que tenham conseguido recolher os dois gatinhos. Chove tanto... Se não tivesse já a lotação excedida, ficava com eles. Além dos 5 que tenho em minha casa, tenho diversos "afilhados", que recolhi aqui e ali e acerca dos quais estou sempre de olho atento. E a minha Mãe, que tem uma certa idade e está muito doente, tem três. um dos quais meu "afilhado", pelo que além dos meus 5, tenho mais algumas responsabilidades...

Gatopardo

escorpiaotinhoso disse...

Galufi,
É muito simpático o teu interesse e solidariedade, do outro lado do Mundo...

Gatopardo

Gatos y Garabatos disse...

De este o aquel lado del mundo los gatos son los mismos y me sensibilizan de la misma manera. Y voy a estar re feliz si estos dos consiguen un hogar!. Acá tengo mi comunidad de gatos (son 10) a los que alimento, solo uno de ellos se deja acariciar y me ronronea.
Además recordá que los gatos lisboetas son mis amigos, tuve la suerte de conocerlos y compartir secretos con ellos...

Rodrigues disse...

Os dois amigos estão no GV (o Grupo de Voluntários de Cascais) - o local de origem do Dolpho (o branco e preto), que tinha vindo do bairro das Marianas, aquando da sua demolição. Nessa altura, o bairro foi demolido e, para trás, como sempre, ficaram centenas de animais abandonados. O GV recolheu muitos gatos. Alguns, tanto tempo depois, ainda lá estão nas instalações à espera de adopção. :( Conseguimos apanhar os dois amiguinhos num dia de muita chuva... Estão os dois juntinhos numa jaula no GV, à espera de uns donos. Estes dois "maninhos" não deviam ser separados - eles são mesmo inseparáveis! Obrigada pela vossoa preocupação! ET, eu sei que não podes! Conhecerás, no entanto, alguém interessado em levar o Dolpho e o "brinde"? ;)

escorpiaotinhoso disse...

Rodrigues,

Que bom que eles estão recolhidos. Pergiunto às pessoas se querem uns gatinhos, mas muitas respostas são tortas. Mesmo junto dos elementos mais conservadores da família, sou às vezes considerado excentrico por ter vários gatos em casa... Mas nesta vida há de tudo...

Gatopardo