quarta-feira, outubro 04, 2006

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Dia Mundial do Animal: 4 de Outubro de 2006.
Procuro partilhar uma reflexão sobre o tema, com a ajuda prestimosa do meu gato júnior, o TRIPÉ, que está de miadeira profunda a reclamar o reforço do pequeno almoço.
Pequeno intervalo no processo criativo-reflexivo.
A candidata a fera esfomeada está aparentemente saciada. Vamos ao assunto: espera-se que hoje a imprensa fale de animais e faça apelos à adopção de um Amigo de quatro patas para levar para casa. Outras entidades farão também abordagens ao assunto, desde autarquias com inaugurações de canis/gatis modelares até grupos de Amigos dos Animais que vão reforçar os sempre urgentes apelos à adopção de bichinhos carentes e em risco de serem abatidos nos tais canis das muitas municipalidades - uns ditos modelares, outros apenas tenebrosos na generalização dos maus tratos e na eficiência dos abates (sempre no curto prazo, que a permanência nos corredores da morte nestas instituições públicas ronda os sete dias). Ao meu lado o TRIPÉ lambe-se satisfeito após um snack.
A questão de fundo dos animais tem a ver com o facto de todos o sermos (não acredito na distinção de uns serem racionais, os outros não)e o perigo resulta de o HOMEM ser o maior predador da actual civilização terrena.
Professa o direito à vida no âmbito das palavras políticamente correctas, mas a morte nos seus mais diversos cenários continua a ser um valor do quotidiano da nossa civilização. Muitas dessas mortes são profundamente crueis e desnecessárias. Sempre há a desculpa da cadeia alimentar e é verdade que como bifes, mas se tivesse uma Vaca, tenho a certeza que esta ia morrer de velha.
Fique pois o Dia Mundial do Animal por uma reflexão no mundo dos Animais, nos atropelos imensos aos seus direitos e na mudança de atitudes particulares, de cada um, no momento em que se decide a abandonar o seu cão ou gato, ou quando assume uma relação de partilha de vida com um Animal, não o fazer de animo leve. É que ainda há amores para sempre, de quatro patas, se soubermos ser dignos dos nossos Animais Queridos.

Texto do Gatopardo. Foto tirada pelo Gatopardo a um gato preto sobrevivente de uma colónia de Oeiras.

5 comentários:

Gatos y Garabatos disse...

hola, es muy linda tu página. Los gatos son unas personitas muy especiales, tienen una vida emocional muy compleja y rica. Que suerte tenemos cuando aceptan compartirla con nosotros!. Soy de Buenos Aires y el año pasado cumplí el sueño de conocer Lisboa y sus gatos.. espero poder compartir este espacio con ustedes. Un saludo desde el otro lado del mundo. Chau!

escorpiaotinhoso disse...

Zeni,

Gostei muito do teu post, o que aliás é recorrente, pois aprecio muito o teu espaço blóguico e a tua sensibilidade, o teu gato amarelo, as tuas histórias e a diversidade de interesses que vais manifestando aqui e acolá...

Gatopardo

escorpiaotinhoso disse...

Galufi,

Muito obrigado pela tua visita e simpatia. Alguns gatos vádios de Lisboa lembram-se de ti quando por cá andaste o ano passado. E estão à espera do teu regresso.
Um miau especialmente sentido para Buenos Aires...

Gatopardo

escorpiaotinhoso disse...

Marco A,

Das duas prefiro a atitude do Tigre. Sempre me parece mais natural...

Obrigado pela visita e comentário...

Gatopardo

escorpiaotinhoso disse...

Galufi,

Os gatos mais ilustres de Lisboa exigiram que fizesse um link ao teu blog...

Gatopardo