quarta-feira, outubro 04, 2006

DIA MUNDIAL DO ANIMAL


Dia Mundial do Animal: 4 de Outubro de 2006.
Procuro partilhar uma reflexão sobre o tema, com a ajuda prestimosa do meu gato júnior, o TRIPÉ, que está de miadeira profunda a reclamar o reforço do pequeno almoço.
Pequeno intervalo no processo criativo-reflexivo.
A candidata a fera esfomeada está aparentemente saciada. Vamos ao assunto: espera-se que hoje a imprensa fale de animais e faça apelos à adopção de um Amigo de quatro patas para levar para casa. Outras entidades farão também abordagens ao assunto, desde autarquias com inaugurações de canis/gatis modelares até grupos de Amigos dos Animais que vão reforçar os sempre urgentes apelos à adopção de bichinhos carentes e em risco de serem abatidos nos tais canis das muitas municipalidades - uns ditos modelares, outros apenas tenebrosos na generalização dos maus tratos e na eficiência dos abates (sempre no curto prazo, que a permanência nos corredores da morte nestas instituições públicas ronda os sete dias). Ao meu lado o TRIPÉ lambe-se satisfeito após um snack.
A questão de fundo dos animais tem a ver com o facto de todos o sermos (não acredito na distinção de uns serem racionais, os outros não)e o perigo resulta de o HOMEM ser o maior predador da actual civilização terrena.
Professa o direito à vida no âmbito das palavras políticamente correctas, mas a morte nos seus mais diversos cenários continua a ser um valor do quotidiano da nossa civilização. Muitas dessas mortes são profundamente crueis e desnecessárias. Sempre há a desculpa da cadeia alimentar e é verdade que como bifes, mas se tivesse uma Vaca, tenho a certeza que esta ia morrer de velha.
Fique pois o Dia Mundial do Animal por uma reflexão no mundo dos Animais, nos atropelos imensos aos seus direitos e na mudança de atitudes particulares, de cada um, no momento em que se decide a abandonar o seu cão ou gato, ou quando assume uma relação de partilha de vida com um Animal, não o fazer de animo leve. É que ainda há amores para sempre, de quatro patas, se soubermos ser dignos dos nossos Animais Queridos.

Texto do Gatopardo. Foto tirada pelo Gatopardo a um gato preto sobrevivente de uma colónia de Oeiras.

9 comentários:

zeni disse...

Passa lá no blogue, o assunto é o mesmo. As palavras não são minhas, mas expressam o que penso.

Galufi disse...

hola, es muy linda tu página. Los gatos son unas personitas muy especiales, tienen una vida emocional muy compleja y rica. Que suerte tenemos cuando aceptan compartirla con nosotros!. Soy de Buenos Aires y el año pasado cumplí el sueño de conocer Lisboa y sus gatos.. espero poder compartir este espacio con ustedes. Un saludo desde el otro lado del mundo. Chau!

Marco Aurélio disse...

Bernard Shaw disse

“Quando um homem quer matar um tigre, diz que é esporte. Quando um tigre quer matá-lo, diz que é ferocidade.”

Ele traduziu para mim como os homens são animais irracionais.

Um dia isso vai mudar!

Depois leia alumas Frases Famosas sobre os direitos dos animais em

http://www.apasfa.org/futuro/frases.shtml

Um abraço

Marco Aurélio

escorpiaotenhoso disse...

Zeni,

Gostei muito do teu post, o que aliás é recorrente, pois aprecio muito o teu espaço blóguico e a tua sensibilidade, o teu gato amarelo, as tuas histórias e a diversidade de interesses que vais manifestando aqui e acolá...

Gatopardo

escorpiaotenhoso disse...

Galufi,

Muito obrigado pela tua visita e simpatia. Alguns gatos vádios de Lisboa lembram-se de ti quando por cá andaste o ano passado. E estão à espera do teu regresso.
Um miau especialmente sentido para Buenos Aires...

Gatopardo

escorpiaotenhoso disse...

Marco A,

Das duas prefiro a atitude do Tigre. Sempre me parece mais natural...

Obrigado pela visita e comentário...

Gatopardo

escorpiaotenhoso disse...

Galufi,

Os gatos mais ilustres de Lisboa exigiram que fizesse um link ao teu blog...

Gatopardo

zeni disse...

Fico sempre sensibilizada pelas tuas palavras, bem haja!
Os textos deste cantinho também me cativam muito: a forma como descreves os teus companheiros felinos e suas aventuras!

LILICA disse...

Adorei seu blog... tenho navegado por blogs de animais e é sempre bom ler coisas instrutivas sobre animais e em especial gato siamês, estamos sempre aprendendo algo !!, gostaria de lhe adicionar no blog de LILICA (http://gatalilica.blogsport.com) para trocarmos idéias ate porque sou iniciante por aqui e não sei como fazer rsrsrs, fica em paz, ANGEL E LILICA